Assessoria de Imprensa
Jornalismo
28.02.2022
Você conhece os principais jargões usados no Jornalismo?
Logo no início da faculdade de Jornalismo, muitos acadêmicos se deparam com termos que nunca escutaram antes. Ou, se chegaram a ouvir, não sabiam ao certo ao que se referiam. Nessa área, diversos jargões são utilizados diariamente, mas para quem está do outro lado, nem sempre a frase é compreendida por completo.
Tudo começa pelo foca, que é aquele profissional que acabou de se formar e está entrando agora no mercado de trabalho. É por aí que já se percebe a importância de ter conhecimento sobre as principais “gírias” jornalísticas. Assim, desde o começo, a pessoa poderá entender perfeitamente o assunto que está sendo abordado na área da redação, sem nenhum ruído na comunicação.
Matéria de gaveta
Nos portais de notícia, a maioria das matérias publicadas são hard news, ou seja, acabaram de acontecer e já estão sendo repassadas para a população. Mas nem sempre é assim que funciona. Existem alguns conteúdos produzidos que não possuem data de validade. Dessa forma, não precisam, necessariamente, ser publicados no dia que foram escritos.
Isso acontece quando o tema que está sendo abordado não perde a sua importância e relevância com o tempo. As chamadas “matérias de gaveta” são muito utilizadas na parte de assessoria de imprensa, quando o conteúdo do release não sofre alteração, independentemente do seu período de publicação.
Nariz de cera
Em algumas matérias jornalísticas, principalmente aquelas que seguem uma pegada mais literária, é comum que a pauta abordada não seja totalmente explícita nas primeiras linhas. Isso, porque o autor do texto irá contextualizar o leitor do que será abordado, bem como trazer com mais leveza o assunto desejado. Geralmente, o nariz de cera é utilizado em produções que trabalham melhor o storytelling e desejam fazer com que o usuário se envolva no que estará sendo tratado.
Intertítulo
Com diversas informações chegado a todo momento, muitos não se interessam mais por aqueles textos enormes e contínuos. Por isso, uma técnica muito utilizada no Jornalismo é o uso de intertítulo nas matérias. Além de fazer o conteúdo parecer mais fluido, os intertítulos também separam algumas partes, o que pode ser útil para o usuário.
Em alguns casos, o intertítulo também pode chamar a atenção de quem está do outro lado da tela, fazendo com que ela consuma o que está escrito no parágrafo em questão.
#Mondigital #AssessoriaDeImprensa #TermosJornalísticos
Marketing - 5 minutos
Revolucione as vendas da sua empresa com estratégias de e-mail marketing
Ferramenta é uma das mais utilizadas para quem deseja transformar leads em clientes fiéis, bem como criar relacionamento com consumidor
Jornalismo
31.07.2024
Marketing - 3 minutos
O poder do digital de destruir barreiras
Na Mondigital, além de atender empresas consolidadas no Brasil, nosso time também atua na criação de conteúdos para clientes internacionais
Jornalismo
22.07.2024
Criciúma
Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
mond@mondigital.com.br
(48) 99160-9808
Joinville
Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533
mariana@mondigital.com.br
(47) 99653-3773
Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas