Você conhece os principais jargões usados no Jornalismo? [...]
  • Você conhece os principais jargões usados no Jornalismo?

    Assessoria de Imprensa

    Jornalismo

    Jornalismo

    28.02.2022

    Você conhece os principais jargões usados no Jornalismo?

    Logo no início da faculdade de Jornalismo, muitos acadêmicos se deparam com termos que nunca escutaram antes. Ou, se chegaram a ouvir, não sabiam ao certo ao que se referiam. Nessa área, diversos jargões são utilizados diariamente, mas para quem está do outro lado, nem sempre a frase é compreendida por completo.

    Tudo começa pelo foca, que é aquele profissional que acabou de se formar e está entrando agora no mercado de trabalho. É por aí que já se percebe a importância de ter conhecimento sobre as principais “gírias” jornalísticas. Assim, desde o começo, a pessoa poderá entender perfeitamente o assunto que está sendo abordado na área da redação, sem nenhum ruído na comunicação.

    Matéria de gaveta

    Nos portais de notícia, a maioria das matérias publicadas são hard news, ou seja, acabaram de acontecer e já estão sendo repassadas para a população. Mas nem sempre é assim que funciona. Existem alguns conteúdos produzidos que não possuem data de validade. Dessa forma, não precisam, necessariamente, ser publicados no dia que foram escritos.

    Isso acontece quando o tema que está sendo abordado não perde a sua importância e relevância com o tempo. As chamadas “matérias de gaveta” são muito utilizadas na parte de assessoria de imprensa, quando o conteúdo do release não sofre alteração, independentemente do seu período de publicação.

    Nariz de cera

    Em algumas matérias jornalísticas, principalmente aquelas que seguem uma pegada mais literária, é comum que a pauta abordada não seja totalmente explícita nas primeiras linhas. Isso, porque o autor do texto irá contextualizar o leitor do que será abordado, bem como trazer com mais leveza o assunto desejado. Geralmente, o nariz de cera é utilizado em produções que trabalham melhor o storytelling e desejam fazer com que o usuário se envolva no que estará sendo tratado.

    Intertítulo

    Com diversas informações chegado a todo momento, muitos não se interessam mais por aqueles textos enormes e contínuos. Por isso, uma técnica muito utilizada no Jornalismo é o uso de intertítulo nas matérias. Além de fazer o conteúdo parecer mais fluido, os intertítulos também separam algumas partes, o que pode ser útil para o usuário.

    Em alguns casos, o intertítulo também pode chamar a atenção de quem está do outro lado da tela, fazendo com que ela consuma o que está escrito no parágrafo em questão.

    #Mondigital #AssessoriaDeImprensa #TermosJornalísticos

     

Criciúma

Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200

mond@mondigital.com.br

(48) 99160-9808

Joinville

Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533

mariana@mondigital.com.br

(47) 99653-3773

Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas

Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.mondigital.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal.
Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies".
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.