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Dicas
Jornalismo
04.10.2023
Se acalma! Fazer stories não precisa ser algo complicado
De consumo rápido e com expiração em 24h, ferramenta pode integrar estratégia de marketing para impulsionar vendas e gerar conexão com usuários
Quem não é visto, não é lembrado. E para que ferramenta melhor que os stories para fazer a sua empresa aparecer diariamente para os seguidores? E antes que você possa ficar nervoso e apavorado, já vamos logo desmistificando: essa tarefa não precisa ser um bicho de sete cabeças. De consumo rápido, uma vez que expira em 24h, o story pode integrar a estratégia de marketing para impulsionar vendas, além, claro, de gerar conexão com o público (e não é pouca, viu?).
Só para ter uma ideia do tamanho da repercussão que ele causa, uma pesquisa da Semrush desde ano revela que essa ferramenta no Instagram ultrapassou os 150 milhões de usuários ativos diariamente. Já imaginou a imensidão e o impacto no fim do mês? Quantos usuários podem entrar em contato com a sua marca, conhecer o que você vende e, até mesmo, se fidelizar?
É por isso que você precisa conhecer e desbravar essa área. Com gravações máximas de até um minuto por vídeo, o story virou sinônimo de conteúdo real time. Ou seja, as pessoas querem saber o que de mais atual você está fazendo. E vale lembrar que não vale somente para o Instagram! Também existe essa possibilidade no Facebook, Youtube ou, até mesmo, no status do WhatsApp. Só pelo fato das principais mídias digitais apostarem nesse espaço dentro de seus aplicativos é indício que o público consome.
Conteúdos fáceis e profissionais de fazer
Seja a foto, boomerang ou vídeo, as letras, músicas, cores, emojis, gifs, dentre tantos outros itens podem ser utilizados para deixar o story mais completo e chamativo. Nesse caso, a dica é: prática. Com o uso contínuo, essa tarefa se tornará um hábito e algo tranquilo de fazer. Tenha sempre em mente que, por ser um conteúdo de rápida absorção, ele não precisa ser perfeito. Aposte no básico que funciona. Um vídeo de você abrindo o estabelecimento, por exemplo, com uma canção e uma legenda já é um ótimo começo.
Aqui vão mais algumas ideias: se você trabalha com loja de roupa, mostre as novas peças, conjuntos que podem ser formados e novas tendências para a estação. Caso o ramo do negócio seja tecnológico, explique o que a sua empresa entrega e soluciona. Viu? São conteúdos simples, em sua maioria em formato de vídeo dinâmico, mas que atrai as pessoas.
É claro que para deixar mais profissional alguns aplicativos externos oferecem layouts prontos que podem ser adaptados conforme a necessidade de cada negócio. Um deles, por exemplo, é o Mojo. Ele possui materiais diferentes que trazem inúmeras possiblidades de criação. E que, com certeza, pode te ajudar a aumentar a visibilidade.
Medo da câmera não é problema
Se você tem medo da câmera, aqui vai uma boa notícia: não necessariamente você precisa aparecer. Para os mais tímidos, uma aposta é gravar com a câmera traseira enquanto fala ao fundo, diminuindo o desconforto. Se você tiver uma loja de cosméticos, por exemplo, poste quais os produtos estão em promoção naquele dia ou conte quais são os preferidos dos seus clientes. A grande dica é não pensar muito e aproveitar para vender enquanto aproxima o público do dia a dia da sua empresa.
Você há de concordar que uma conta que não tem o costume de postar os minis vídeos, as pessoas podem deixar de seguir, por não ter o que consumir diariamente. Agora, os perfis que postam todos os dias ou de maneira intercalada... Esses não precisam se preocupar, pois já fazem parte da rotina de seus seguidores. Afinal de contas, eles sempre deixarão o público com uma curiosidade e gostinho de ‘quero mais’. Ahhh, e não podemos esquecer que, muuuuitas pessoas, antes de olharem as publicações vão correndo para os stories, por entenderem que é algo mais recente.
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