Como a sua marca é sentida? Para conquistar o consumidor, [...]
  • Como a sua marca é sentida? Para conquistar o consumidor, é preciso integrar o digital com o físico e gerar experiência

    Em alta

    Redação

    Redação

    08.06.2025

    Como a sua marca é sentida? Para conquistar o consumidor, é preciso integrar o digital com o físico e gerar experiência

    Estrategista de marcas e especialista em marketing digital, Michael Martins abordou a temática no Gramado Summit 2025

    O poder da presença e da influência digital é inegável quando o assunto é marketing, vendas e posicionamento de marca nos dias atuais, seja para impulsionar produtos, negócios ou pessoas. Em contraponto, continua sendo imprescindível fortalecer a identidade, também, no offline, ou seja, proporcionar experiências integradas para ser lembrado, sentido e, principalmente, ser vivido pelo consumidor. Nesse sentido, a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada para tornar as fronteiras entre o on e o off cada vez mais invisíveis.

    Quem explica é o estrategista de marcas e especialista em marketing digital, Michael Martins. Palestrante no Gramado Summit 2025, considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo do Brasil, o qual foi realizado de quarta a sexta-feira (4 a 6), em Gramado (RS), o profissional abordou os sensíveis limites entre o on e o off na era da Inteligência Artificial e a importância de que as marcas entendam que presença não é estar somente no digital ou no físico.

    “Será que ainda dá para separar o online do offline? A resposta é não! E essa é uma inquietude minha no atendimento aos clientes. Existe uma grande preocupação em estar no digital, ter um perfil ativo, gerar conteúdo, ganhar seguidores e curtidas, mas, hoje, isso não é suficiente para estar presente na vida das pessoas. O consumidor moderno valoriza a experiência e gosta de conexão, então, mais do que fazer trends na Internet, é fundamental oferecer um bom produto ou serviço e garantir uma vivência diferenciada a quem o compra”, pontua.

    Para gerar esse impacto de forma mais assertiva, o especialista destaca que o primeiro passo é entender o comportamento do consumidor, não de forma generalizada, mas específica para cada marca e produto. Além disso, é importante criar conexões, tanto no cenário local, estreitando relações com os colaboradores e a comunidade próxima, por exemplo, que podem ser os melhores vendedores de uma marca; assim como de modo externo, com os clientes, por meio do marketing, vendas e pós-vendas. Para isso, é preciso compreender a jornada do consumidor e criar uma conexão multicanal com ele, adotando ações estratégicas digitais e físicas.

    “O que prende as pessoas ainda é a presença e isso é mais do que aparecer numa publicidade ou nas redes sociais, é preciso ser lembrado, ser sentido. Os grupos, as comunidades são construídos quando existe um ou mais fatores em comum, quando há uma conexão, por isso é fundamental investir na experiência do cliente e nesse relacionamento com ele. Isso também cria o fator emoção. Todos os elos do on com o off exprimem uma emoção e ela não está ligada a nenhuma ferramenta de Inteligência Artificial. Se não houver uma boa estratégia por trás da IA, ela é só ruído, e as pessoas não se conectam com ruídos”, ressalta Martins.

    A IA como aliada para potencializar experiências

    Muitas marcas, focadas no alcance e na performance digital, acabam esquecendo que o consumidor vive experiências físicas, reais. A marca que investe milhares de reais em mídia, influenciadores e conteúdo, mas negligencia o momento em que o consumidor recebe o produto, perde a oportunidade mais valiosa: criar uma experiência completa. É sobre ser lembrado, ser sentido e, principalmente, ser vivido. E isso envolve necessariamente o offline. As ações precisam nascer integradas, com coerência e conexão, pensando na jornada completa do consumidor.

    A Inteligência Artificial não cria um afastamento do humano, como muitos pensam. Ao contrário: ela torna as fronteiras entre o online e o offline cada vez mais invisíveis. Hoje, a IA potencializa experiências, tornando-as mais personalizadas, mais rápidas e mais eficientes. Ela conecta, aproxima, mas, ao mesmo tempo, evidencia um risco: o de que as marcas foquem apenas na automação e esqueçam da experiência humana.

    O consumidor atual vive nessa fusão: ele pede uma refeição pelo celular (on) e come fisicamente (off); solicita um carro por aplicativo e vivencia o trajeto presencialmente. A qualidade dessas experiências, assim como tantas outras que já estão popularizadas, determina como ele se sente em relação à marca – e impacta diretamente na fidelização desse cliente e na indicação para outras pessoas.

    É preciso gerar experiências que marquem, que criem memórias e que construam comunidades. A IA é uma aliada nesse processo, mas não pode substituir a estratégia e o afeto. No fim, sempre será sobre como a marca faz as pessoas se sentirem.

    “Uma pergunta que todo empreendedor deve fazer: como a minha marca está sendo sentida? E, a partir dela, buscar entender de forma mais profunda e sensível o que é importante para o seu cliente, o que ele valoriza mais. Isso é diferente para cada marca, negócio, produto, por isso pede uma análise mais profunda mesmo. Parar de gritar nas redes sociais e lembrar de ouvir e conversar com o cliente é uma das chaves para o sucesso”, finaliza.

Criciúma

Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200

mond@mondigital.com.br

(48) 99160-9808

Joinville

Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533

mariana@mondigital.com.br

(47) 99653-3773

Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas

Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.mondigital.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal.
Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies".
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.