Marketing
Jornalismo
18.10.2023
Não perca tempo! Tudo o que você precisa saber sobre gatilho mental da escassez
A peça chave é estudar e entender comportamento do ser humano na tomada de decisões
Um consumidor que não está por dentro das estratégias de venda, facilmente percorrerá um caminho mental para chegar no botão de ‘Compre’. Isso acontece sem ele perceber, pois provém do comportamento humano tomar uma decisão quando for estimulado. Além disso, são momentos, frases e histórias que despertam o interesse no lead para alguma ação. É neste momento que você pensa: e agora, como influenciá-lo a optar por essas escolhas?
Simples, com uma formulazinha chamada ‘Gatilho Mental’.
Usá-lo a seu favor é uma forma de conquistar seus clientes em um passe de mágica. Mas como?
Segue o raciocínio: você quer atrair seu público-alvo nas redes sociais e, se essa pessoa for um trabalhador de carteira assinada, por exemplo, terá apenas alguns minutos de intervalo ao longo do dia para a ação. Ou seja, terá pouco tempo para ficar nas redes sociais e, quando ‘tira esse tempo’, normalmente é para ‘descansar’.
Por isso, para não deixar o lead rolando oInstagram, Facebook e o LinkedInà toa, o segredo é conquistar o tempo dos futuros clientes com os gatilhos mentais.
Como o próprio nome já explica, eles são atalhos que o cérebro inconscientemente percorre para tomar uma ação. Na prática, aqui vão algumas situações em que as pessoas param o post ou o conteúdo, por fatores que geram sobrevivência e perpetuação da espécie:
Perigo de vida
Quando nos colocamos em uma situação de perigo, passamos a tomar mais atenção com os movimentos ao redor. Exemplos: um olhar atento ao trânsito, uma notícia bombástica, algum resultado importante, entre outros fatores que estimulem a concentração.
Utilizar desse fator resultará no aumento dos sentidos e, consequentemente, as reações serão mais rápidas.
Perpetuação da espécie
Quando a pessoa assiste uma cena de romance ou um encontro esperado ou o pedido de namoro para alguém. Pode ter certeza, na hora, a pessoa prende os olhos nas telas para saber o que vai acontecer.
Verdades humanas
Este pode doer para alguns, mas cá entres nós, a verdade precisa ser dita, ainda mais quando for uma verdade sobre o seu produto que todos precisam conhecer e comprar.
Consequentemente, você utilizará o gatilho da escassez
O gatilho da escassez, segundo o neurologista Nicola Sanchez, explora circuitos cerebrais, ativando partes do cérebro como ‘a perda’, ou seja, ‘se eu não comprar agora, nunca mais vou ter essa oportunidade’.
Este exemplo pode ser analisado no post do Instagram daJS Empreendimentos, – cliente da Mondigital – em que na primeira frase está escrito “Poucas unidades disponíveis”. Provavelmente você já caiu nesse gatilho e nem percebeu. Ele é usado quando a empresa quer vender produtos que estão em estoque ou peças de roupas que não tiveram boa lucratividade, por exemplo. E no caso da incorporadora, esta estratégia foi utilizada para despertar o interesse no cliente, que estava na dúvida da compra, estimulando ele a tomar a decisão: “Eu vou comprar”.
#Marketing #GatilhoMental #Escassez #Dicas #RedesSociais
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