Assessoria de Imprensa
Redação
26.01.2022
Efeitos do storytelling no cérebro: como usar o ato de contar histórias a seu favor?
O ato de contar história se faz presente na vida de inúmeras pessoas desde o seu nascimento, sejam elas reais ou fictícias. O que muitos desconhecem é que a construção de um bom storytelling pode gerar efeitos, inclusive, no cérebro de quem lê o conteúdo.
Ativação de partes do cérebro
Uma história é capaz de ativar partes do cérebro que permitem ao ouvinte transformá-la em suas próprias ideias e vivências, por conta do acoplamento neural. Neste cenário, ocorre também o espelhamento, fazendo com que haja uma reflexão e memorização dos detalhes, gerando mais empatia e vínculo com o narrador.
Diversos estímulos
Ao processar esses fatos, diversas áreas do cérebro são ativadas, como a relativa à compreensão da linguagem e sua expressão. Quando bem contada, a narração pode estimular outras partes, como o córtex motor, o córtex sensorial e o córtex frontal.
Além de todos esses aspectos, uma substância química é liberada no momento em que a pessoa lê uma boa história: a dopamina. Ela faz com que aconteça mais aproximação com o tema, contribuindo para um maior envolvimento emocional e, consequentemente, posterior memorização da narrativa.
Uma boa história
Um ótimo exemplo é a matéria de 25 anos do Criciúma Shopping – cliente da agência. O release, que foi escrito pelas jornalistas que atuam na assessoria de imprensa da Mondigital, traz diversas histórias e momentos vivenciados por inúmeras pessoas em todos esses anos de atuação do estabelecimento. Ao ler o material, memórias são ativadas e a emoção toma conta do leitor, deixando o texto jornalístico ainda mais diferenciado e atrativo.
Aqueles que ficaram curiosos ou desejam conhecer um pouco mais da história do Criciúma Shopping, podem conferir a matéria na íntegra clicando aqui.
#Mondigital #Storytelling #EfeitosNoCérebro #ContarHistórias #AssessoriaDeImprensa #Jornalismo
Em alta - 3 minutos
Hype bom não é acaso. É estratégia!
Quando a Apple anunciou os novos AirPods Pro 3, o mundo inteiro parou para comentar. As manchetes foram dominadas por termos como “tradução em tempo real”, “sensor de batimentos cardíacos” e “cancelamento de ruído 4× mais potente”. Mas há um detalhe importante nessa história: nada disso era realmente inédito.
Redação
15.09.2025
Em alta - 5 minutos
Como a sua marca é sentida? Para conquistar o consumidor, é preciso integrar o digital com o físico e gerar experiência
Estrategista de marcas e especialista em marketing digital, Michael Martins abordou a temática no Gramado Summit 2025
Redação
08.06.2025
Criciúma
Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
mond@mondigital.com.br
(48) 99160-9808
Joinville
Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533
mariana@mondigital.com.br
(47) 99653-3773
Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas