Marketing
Redação
18.02.2022
Crossmedia e transmídia: entenda de uma vez por todas a diferença
Crossmedia e transmídia são conceitos relativamente antigos, mas que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos. Por isso, várias pessoas buscam entender a diferença entre os dois. O que às vezes passa despercebido é que saber qual utilizar no dia a dia se torna mais importante do que compreender do que cada um se trata.
Estratégias diferentes possuem objetivos distintos e, consequentemente, a maneira como serão aplicadas variam. Por isso, às vezes empresas optam pela transmidialidade, enquanto em outros casos, aplicam a crossmedia para a divulgação de algum serviço ou produto.
Crossmedia
De forma simplificada, com a crossmedia, um mesmo conteúdo será entregue em diferentes mídias. Dessa maneira, seja por meio do jornal, da televisão, da rádio ou das redes sociais, a mesma mensagem será transmitida em todas as plataformas.
Ao optar por essa estratégia, o alcance é amplificado, uma vez que diferentes pessoas consomem diferentes plataformas e, consequentemente, todas elas consumiram o mesmo produto.
Transmídia
Um pouco mais complexa, a transmídia utiliza do storytelling para contar histórias em diversos meios, que se complementam. Neste cenário, o que uma pessoa escuta no rádio complementa o que ela vê nas redes sociais da empresa, por exemplo. Ao aplicar a transmidialidade, uma curiosidade é despertada no usuário, fazendo com que ele comece a consumir os outros conteúdos para entender cada vez mais a história que está sendo contada.
Exemplo prático
O Criciúma Shopping – cliente da Mondigital – traz sempre atrações gratuitas para a comunidade. Esta, por sua vez, precisa ser difundida para que a população tenha conhecimento e possa desfrutar da ação ofertada. Cada produção é diferente uma da outra, ou seja, aplica-se a técnica crossmedia para passar uma mensagem ao público do estabelecimento.
Para isso, diversos materiais são elaborados. Iniciando com a criação de outdoors para colocar na cidade e divulgar o evento, até a criação de postagens e identidades visuais específicas para cada ação, bem como divulgação em veículos de comunicação da região. E, por fim, também há a construção de releases para a imprensa.
Todos esses serviços são feitos para que um maior número de pessoas seja atingido com a mesma mensagem. A única diferença é a quantidade de informações que estará presente em cada uma delas. O outdoor, por exemplo, tem uma mensagem concisa, enquanto o release possui todas as informações detalhadas em um único material.
#Mondigital #Crossmedia #Transmídia #CriciúmaShoppping
Em alta - 5 minutos
Como a sua marca é sentida? Para conquistar o consumidor, é preciso integrar o digital com o físico e gerar experiência
Estrategista de marcas e especialista em marketing digital, Michael Martins abordou a temática no Gramado Summit 2025
Redação
08.06.2025
Marketing - 5 minutos
Revolucione as vendas da sua empresa com estratégias de e-mail marketing
Ferramenta é uma das mais utilizadas para quem deseja transformar leads em clientes fiéis, bem como criar relacionamento com consumidor
Redação
31.07.2024
Criciúma
Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
mond@mondigital.com.br
(48) 99160-9808
Joinville
Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533
mariana@mondigital.com.br
(47) 99653-3773
Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas