Storytelling: quais os principais elementos de uma [...]
  • Storytelling: quais os principais elementos de uma história?

    Assessoria de Imprensa

    Redação

    Redação

    04.03.2022

    Storytelling: quais os principais elementos de uma história?

    Toda história é cheia de elementos que, juntos, trazem aquele suspiro ao fim da leitura. Para que a escrita seja encantadora, emocione e se conecte com quem está do outro lado, é necessário que o storytelling passe por cinco elementos fundamentais: quem, onde, acontecimento emocional, acontecimento improvável e conflito.

    Personagem e local

    Presente no decorrer de todo o texto, o protagonista é o responsável por guiar a história. Ou seja, traz informações relevantes e que chamam a atenção de quem está lendo. Além disso, com o intuito de contextualizar o leitor, o local onde tudo se passa deve ser abordado. Assim, tornando a leitura mais próxima das pessoas.

    Acontecimento emocional e improvável

    Nesta fase, os fatores e as emoções que fizeram com que o personagem tomasse certas atitudes – também responsáveis pelo desenrolar da história – são descritos. Esses, por sua vez, podem ir desde uma descoberta, até algo que instigue ou que proporcione felicidade. De forma simples, o acontecimento emocional é o estopim da narração.

    Acontecimento improvável

    Presente a partir da metade da narrativa, o acontecimento improvável é um desafio enfrentado pelo personagem ao longo de sua jornada. Assim como na vida real, onde muitos passam por situações que não estavam dentro dos planos e, por isso, desencadeiam novas ações. No caso das histórias, essa dificuldade contribui para o próximo ponto: o conflito.

    Conflito

    Este é o momento mais aguardado por aqueles que estão acompanhando toda a trajetória do protagonista. O período, que se encontra mais para o fim da história, é o divisor de águas, determinando como será o fim. Dessa forma, perante dois caminhos diferentes é preciso que o personagem principal escolha qual deseja seguir.

    Na criação de releases

    Na assessoria de imprensa, os jornalistas também utilizam alguns desses fatores para criarem os releases. Mas neste âmbito, diferentemente de algumas histórias, a criação não é permitida, uma vez que tudo que é noticiado deve ser verídico.

    Em matérias especiais, onde o texto jornalístico possui uma linguagem mais literária e traz como foco pessoas que vivenciaram algo, a narrativa apresenta mais visivelmente os cinco elementos citados anteriormente. No caso da RisoVita – cliente da Mondigital – uma reportagem sobre a qualidade de vida que os produtos da marca proporciona foi criada e todos esses tópicos aparecem em algum momento.

    No texto, as personagens são Lucimar e Andressa. Para contextualizar o leitor, logo no início o texto menciona que as duas não consomem produtos que possuam leite ou trigo em sua composição. Além disso, também evidencia há quanto tempo elas possuem esse hábito e o porquê.

    O acontecimento emocional seria justamente o fato de elas terem a alimentação mais restrita por conta da intolerância e da busca por uma melhor qualidade de vida. Enquanto isso, o improvável diz respeito à tomada de decisão delas: escolher os produtos RisoVita para substituir receitas que teriam leite ou glúten.

    Quem ficou curioso e deseja saber mais sobre a história contata, pode conferir a matéria na íntegra clicando aqui.

    #Mondigital #ElementosDeUmaHistória #Storytelling #AssessoriaDeImprensa #RisoVita

Criciúma

Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200

mond@mondigital.com.br

(48) 99160-9808

Joinville

Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533

mariana@mondigital.com.br

(47) 99653-3773

Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas

Cookies personalizados

Necessários (2)

Cookies necessários são essenciais para o funcionamento do site, sem eles o site não funcionaria adequadamente. (Ex. acesso a áreas seguras do site, segurança, legislação)

 
Gerenciador de cookies
www.mondigital.com.br
 
Marketing (2)

Cookies de marketing, ou propaganda rastreiam a navegação dos visitantes e coletam dados a fim de que a empresa possa criar anúncios mais relevantes, de acordo com tal comportamento.

 
Facebook Pixel
DoubleClick
 
Estatísticas (1)

Cookies de estatísticas, ou analytics traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anonimizada.

 
Google Analytics
 

Aviso de cookies

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal.
Para mais informações sobre quais tipos de cookies você pode encontrar nesse site, acesse "Definições de cookies".
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", você aceita o uso dos cookies desse site. Portal de privacidade.