Assessoria de Imprensa
Redação
04.03.2022
Storytelling: quais os principais elementos de uma história?
Toda história é cheia de elementos que, juntos, trazem aquele suspiro ao fim da leitura. Para que a escrita seja encantadora, emocione e se conecte com quem está do outro lado, é necessário que o storytelling passe por cinco elementos fundamentais: quem, onde, acontecimento emocional, acontecimento improvável e conflito.
Personagem e local
Presente no decorrer de todo o texto, o protagonista é o responsável por guiar a história. Ou seja, traz informações relevantes e que chamam a atenção de quem está lendo. Além disso, com o intuito de contextualizar o leitor, o local onde tudo se passa deve ser abordado. Assim, tornando a leitura mais próxima das pessoas.
Acontecimento emocional e improvável
Nesta fase, os fatores e as emoções que fizeram com que o personagem tomasse certas atitudes – também responsáveis pelo desenrolar da história – são descritos. Esses, por sua vez, podem ir desde uma descoberta, até algo que instigue ou que proporcione felicidade. De forma simples, o acontecimento emocional é o estopim da narração.
Acontecimento improvável
Presente a partir da metade da narrativa, o acontecimento improvável é um desafio enfrentado pelo personagem ao longo de sua jornada. Assim como na vida real, onde muitos passam por situações que não estavam dentro dos planos e, por isso, desencadeiam novas ações. No caso das histórias, essa dificuldade contribui para o próximo ponto: o conflito.
Conflito
Este é o momento mais aguardado por aqueles que estão acompanhando toda a trajetória do protagonista. O período, que se encontra mais para o fim da história, é o divisor de águas, determinando como será o fim. Dessa forma, perante dois caminhos diferentes é preciso que o personagem principal escolha qual deseja seguir.
Na criação de releases
Na assessoria de imprensa, os jornalistas também utilizam alguns desses fatores para criarem os releases. Mas neste âmbito, diferentemente de algumas histórias, a criação não é permitida, uma vez que tudo que é noticiado deve ser verídico.
Em matérias especiais, onde o texto jornalístico possui uma linguagem mais literária e traz como foco pessoas que vivenciaram algo, a narrativa apresenta mais visivelmente os cinco elementos citados anteriormente. No caso da RisoVita – cliente da Mondigital – uma reportagem sobre a qualidade de vida que os produtos da marca proporciona foi criada e todos esses tópicos aparecem em algum momento.
No texto, as personagens são Lucimar e Andressa. Para contextualizar o leitor, logo no início o texto menciona que as duas não consomem produtos que possuam leite ou trigo em sua composição. Além disso, também evidencia há quanto tempo elas possuem esse hábito e o porquê.
O acontecimento emocional seria justamente o fato de elas terem a alimentação mais restrita por conta da intolerância e da busca por uma melhor qualidade de vida. Enquanto isso, o improvável diz respeito à tomada de decisão delas: escolher os produtos RisoVita para substituir receitas que teriam leite ou glúten.
Quem ficou curioso e deseja saber mais sobre a história contata, pode conferir a matéria na íntegra clicando aqui.
#Mondigital #ElementosDeUmaHistória #Storytelling #AssessoriaDeImprensa #RisoVita
Marketing - 5 minutos
Revolucione as vendas da sua empresa com estratégias de e-mail marketing
Ferramenta é uma das mais utilizadas para quem deseja transformar leads em clientes fiéis, bem como criar relacionamento com consumidor
Redação
31.07.2024
Marketing - 3 minutos
O poder do digital de destruir barreiras
Na Mondigital, além de atender empresas consolidadas no Brasil, nosso time também atua na criação de conteúdos para clientes internacionais
Redação
22.07.2024
Criciúma
Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
mond@mondigital.com.br
(48) 99160-9808
Joinville
Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533
mariana@mondigital.com.br
(47) 99653-3773
Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas