Dicas
Redação
19.10.2022
Instagram Insights: aprenda a analisar os dados
Ferramenta auxilia a identificar o desempenho das postagens e stories dentro da plataforma, evidenciando o que os seguidores gostam
Você já deve ter escutado um milhão de vezes a palavra insight, mas você sabe o que ela significa? E mais importante que isso, sabe como calcular? Por mais que suas publicações sejam legais, conversem com o público-alvo e rendam curtidas e comentários, é importante conhecer outros aspectos que podem te ajudar a analisar dados do Instagram.
Mesmo quem possui aversão à matemática consegue interpretar os números e os gráficos, então não precisa ter medo. O Instagram Insights é disponibilizado dentro da própria plataforma e permite que o proprietário da conta acompanhe os resultados das postagens dentro de um determinado período de tempo.
Você já quis saber o alcance dos seus posts, o engajamento das pessoas e a audiência do seu perfil? É ali que você conseguirá a resposta para todas essas perguntas. A ferramenta do Instagram Insights só está disponível para perfis comerciais, mas fique calmo, que você pode migrar a sua conta para esse modelo.
Qual dado interpretar?
Dentre tantos dados, se torna extremamente necessário entender qual tem mais relevância. Na parte das publicações, é possível quantificar o número de comentários, curtidas, salvamentos, impressões e alcance dentro de um período específico. Aqui é o momento em que você deve estar se perguntando: “qual a diferença entre impressão e alcance?”.
Muita gente ainda se confunde, mas o primeiro diz respeito ao número de vezes que o post apareceu para os usuários, enquanto o outro é a quantidade de perfis únicos que tiveram acesso a sua publicação.
Os stories também não ficam de fora. Mesmo sendo um conteúdo mais leve e descontraído, o Instagram consegue avaliar seu desempenho. O insight do story mostrará a quantidade de vezes que alguém interagiu com você, pulou um de seus stories, voltou para assistir novamente, pulou a sua vez ou desistiu de ver as publicações rápidas e foi para a rolagem infinita.
Conhecendo seus seguidores
A partir das informações obtidas na aba de insights, você consegue conhecer melhor quem acompanha seu perfil nas redes sociais. Dá para saber se seu público é mais feminino ou masculino, a faixa etária e a cidade em que residem. Além disso, o horário e os dias da semana que eles são mais ativos também são divulgados.
E por que isso é importante? É a partir desse conhecimento, que você conseguirá moldar melhor o conteúdo que cria para a rede social. Dessa maneira, o tom e a linguagem utilizada pode ser alterada, a fim de que os seguidores realmente se conectem com a sua marca.
Perfil institucional
Investindo em um perfil institucional, que conversa diretamente com os colaboradores, a Fumacense Alimentos conseguiu moldar seus conteúdos e apresenta ótimos resultados no Instagram Insight.
#Mondigital #Instagram #Insights #Métricas
Em alta - 5 minutos
Como a sua marca é sentida? Para conquistar o consumidor, é preciso integrar o digital com o físico e gerar experiência
Estrategista de marcas e especialista em marketing digital, Michael Martins abordou a temática no Gramado Summit 2025
Redação
08.06.2025
Marketing - 5 minutos
Revolucione as vendas da sua empresa com estratégias de e-mail marketing
Ferramenta é uma das mais utilizadas para quem deseja transformar leads em clientes fiéis, bem como criar relacionamento com consumidor
Redação
31.07.2024
Criciúma
Av. Santos Dumont, 2465, Sala 205, São Luís, Criciúma/SC, 88803-200
mond@mondigital.com.br
(48) 99160-9808
Joinville
Rua João Pessoa, 2033, Costa e Silva, Joinville/SC, 89218-533
mariana@mondigital.com.br
(47) 99653-3773
Copyright 2024 © Mondigital - Desenvolvido por: Cayman Sistemas